STIPAPEL PARABENIZA PIRAQUARA PELOS SEUS 124 ANOS!

 

O Presidente do Stipapel, Agenor de Oliveira Neto parabeniza a todos Piraquarenses. 

Piraquara é um município do estado do Paraná, no Brasil. De acordo com a contagem realizada em 2010, pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, tem uma população estimada de 93 279 habitantes.

Piraquara, com seus mananciais, é área de proteção ambiental e responsável por cinquenta por cento do abastecimento de água da grande Curitiba. Atualmente, abriga o maior complexo penitenciário do Paraná. A cidade que faz aniversário em 29 de janeiro tem como  padroeiro Senhor Bom Jesus dos Passos.

"Piraquara",  é um vocábulo indígena que significa "toca dos peixes". Do tupi pirá: peixe e kûara, buraco, cova, cavidade, esconderijo7 . Outra interpretação traduz como "comedor de peixe", isto é, "pescador". De pirá: peixe; e guara: comedor

 

A estação de trem, aberta em 1885, fez surgir em seu entorno o povoado serrarias e engenhos de mate ali se instalaram. As araucárias, abundantes na região, foram durante muito tempo o principal motivador econômico.

Contudo, na atualidade, o município possui um dos mais baixos IDHs da grande Curitiba e caracteriza-se como cidade dormitório. Por situar-se na área de proteção ambiental da Bacia do Ria Iraí, as atividades industriais da cidade possuem inúmeras restrições legais e ambientais, o que acaba limitando o desenvolvimento econômico do município.

Nos últimos anos a cidade tem investido no turismo de aventura e no agroturismo, além de fazer parte da Rota do Pinhão.

Em comemoração aos 124 anos de Piraquara uma programação variada vem sendo realizada nos últimos dias entre elas: atividades artísticas, esportivas e culturais. A tradicional cavalgada com aproximadamente 500 cavalheiros também fez parte das comemorações.

Nós apoiamos

               

Links

Contato

Endereço de Curitiba: Rua Amintas de Barros, 593, Centro | Curitiba - Paraná

Email: stipapel@sti.org.br

 

Endereço de União da Vitória: Rua: Joaquim Távora, 40, Centro - Paraná

Email: secretaria.uv@sti.org.br

Federação

FETIEP

Confederação

CNTI

Central

CTB

Top