Montadoras fecham fábricas e cerca de 32 mil trabalhadores serão impactados

Nesta semana, foi divulgado que diversas fábricas de veículos irão fechar as portas, devido a pandemia do coronavírus que se espalha cada vez mais pelo Brasil. Cerca de 32 mil trabalhadores ficarão em casa, a fim de respeitar a quarentena.

Dentre as montadoras, estão a General Motors, a Mercedes-Benz, a Volkswagen, a Toyota e a Scania. A situação se agrava mais na fábrica da GM, que além de interromper a produção, suspendeu o investimento de R$ 10 bilhões previstos para o período de 2020 a 2024.

Demissões

O Grupo Caoa Chery encerrou a produção de motores na quarta (18) e demitiu 70 trabalhadores da fábrica de Jacareí, interior de SP. Após mobilização sindical, que apoiou greve dos funcionários, a empresa os readmitiu nesta sexta (20).

Incentivo

O Governo do Estado de SP criou um programa que reduz impostos para empresas, a fim de evitar as demissões e cortes de salários dos trabalhadores. O projeto, porém, ainda não foi concretizado.

Metalúrgicos

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC cobrou as empresas da base para que parassem a produção. Reunião entre representantes do Sindicato e da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM), ligados à CUT, com o patronato teve o pedido para que liberem os trabalhadores o mais rápido possível.

Wagner Santana, presidente dos Metalúrgicos, reforçou a cobrança. "Exigimos que todas as empresas da nossa base anunciem suas paradas. Também cobramos a Fiesp e os demais grupos patronais que paralisem a produção", disse.

Dieese

Para o economista Rodolfo Viana, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o número de trabalhadores impactados pelo fechamento de fábricas deve aumentar. "Preparem-se para ver e ouvir coisas nunca antes imaginadas. O mundo vai chacoalhar", concluiu.

Fonte: Agência Sindical

Nós apoiamos

               

Links

Contato

Endereço de Curitiba: Rua Amintas de Barros, 593, Centro | Curitiba - Paraná

Email: stipapel@sti.org.br

 

Endereço de União da Vitória: Rua: Joaquim Távora, 40, Centro - Paraná

Email: secretaria.uv@sti.org.br

Federação

FETIEP

Confederação

CNTI

Central

CTB

Top