Centrais participam de ato no Senado

A Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil, incluindo as Centrais Sindicais, encaminhou nesta terça (2) uma Carta ao Congresso Nacional em repúdio aos constantes ataques do presidente Jair Bolsonaro ao processo eleitoral brasileiro, a Justiça Eleitoral, seus Juízes e Servidores. A entrega do documento ocorreu durante ato no Senado.

Sérgio Nobre, presidente nacional da CUT, representou as Centrais. Em seu discurso, Nobre ressaltou que o plano golpista de Bolsonaro não vingará no País, porque a classe trabalhadora não irá permitir. "A democracia para os trabalhadores é muito mais do que direito de votar em quem quiser, de se expressar de maneira livre. É na democracia que a classe trabalhadora pode se organizar, reivindicar, conquistar e ampliar direitos. Na ditadura, é o contrário, é opressão", afirma o dirigente cutista.

As entidades presentes no ato reafirmaram o compromisso com a lisura e a integridade do processo eleitoral e com as instituições da Justiça Eleitoral. Também pediram que o Congresso reaja às ameaças de Bolsonaro e se manifeste claramente contrário a qualquer aventura golpista.

Além dos representantes das organizações da sociedade civil, dentre eles os dirigentes sindicais, estiveram também neste ato representantes das embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Sérvia, União Europeia, Eslováquia, Suíça, Austrália, Irlanda, Guiné Equatorial, Eslovênia e Portugal.

Sérgio Nobre aproveitou a presença dos diplomatas e relembrou a reunião entre Bolsonaro e embaixadores, no dia 18 de julho, em que o chefe do Executivo fez duros ataques à confiabilidade das urnas eletrônicas e do processo eleitoral brasileiro.

"Fico muito envergonhado por esse episódio tão grotesco que Bolsonaro promoveu pra atacar o sistema eleitoral. Ele fez isso porque sabe que vai perder as eleições em 2 de outubro e que o Brasil vai mudar de rumo", concluiu o presidente da CUT.

Próximos – No dia 11 de agosto, as Centrais Sindicais participam do ato no Largo São Francisco, em São Paulo, para a leitura pública do Manifesto pela Democracia e também a Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito. As Centrais sao signatárias dos dois documentos, que também defendem o sistema eleitoral.

Mais – Sites das Centrais.

Fonte: Agência Sindical

Nós apoiamos

               

Links

Contato

Endereço de Curitiba: Rua Amintas de Barros, 593, Centro | Curitiba - Paraná

Email: stipapel@sti.org.br

 

Endereço de União da Vitória: Rua: Joaquim Távora, 40, Centro - Paraná

Email: secretaria.uv@sti.org.br

Federação

FETIEP

Confederação

CNTI

Central

CTB

Top